Pequeno desabado

Boa noite. Eu (M33) sinto que preciso de alguma opinião fora do meu círculo.

Sensivelmente de há um ano para cá que tenho andado a tentar descobrir algo para me focar para eventualmente tentar progredir a nível profissional e sentir-me um pouco mais feliz.

A primeira coisa que tentei foi c++, achei interessante e resolvi direcionar-me mais para algo que gosto, então virei-me para gamedev. Comecei a explorar Godot e com isso comecei a apanhar gosto por programação.

Passado uns tempos, e devido a ter de fazer tudo sozinho para gamedev, decidi tentar aprender a desenhar. Consegui ter noção de alguma evolução mas não fiquei com o “bichinho”.

Nisto tinha-se passado quase um ano e então resolvi fazer uma pausa. Durante a pausa e por acaso vi um video relacionado com Arduinos, e bem… lá mandei vir um kit para experimentar e adorei tudo relacionado com circuitos e programação.

Meti na cabeça que o que queria mesmo fazer era licenciar-me em Engenharia eletrotécnica e com isso, tive uma proposta em que o meu sogro me ajudava a pagar as propinas.

Bem, agora o que estou a fazer é ter um pequeno refresh em matemática, e com pequeno refresh digo, reaprender tudo de novo. O que está a ir bem, acho. Há um mês atrás não sabia fazer uma conta de dividir ou subtrair no papel e agora já me sinto confortável em resolver uma equação de primeiro grau.

Agora, o problema é que, em tudo o que faça, mesmo começando bem, eventualmente fico sempre com um síndrome de impostor horrível. Lá começam os pensamentos do género: “não sei para que te das ao trabalho” ou “nunca vais conseguir” e torna-se frustrante que, para além de ter, ou querer, ser melhor em algo, ainda tenho de me “aturar” com isto e com problemas de concentração.

Pronto, é isto.

Estou à espera de consulta com a psicologia, mas o tempo de espera está a longo.