Vamos discutir a psiquiatria sem tabus? Sou psiquiatra, AMA
Salve galera, antes de mais nada o objetivo não é criar polêmica. Com o aval da moderação, criei esse AMA com a ideia de promover um debate honesto e construtivo sobre o estado atual da psiquiatria.
Acho que isso pode render uma conversa bastante interessante, principalmente para os alunos de psicologia que usualmente têm pouco ou nenhum contato com a prática psiquiátrica e com esse tipo de conversa, criando uma caricatura da psiquiatria baseada em experiências pessoais ou reproduzindo o discurso de alguns professores. A ideia aqui não é de maneira nenhuma fazer uma defesa apaixonada da psiquiatria (muito pelo contrário, sei que a coisa tá feia), mas sim discutir de maneira aberta e com as nuances necessárias. Exemplo de algumas coisas que podemos discutir:
O que a psiquiatria é e o que ela se propõe a ser.
Questões éticas nos cuidados em saúde mental, incluindo os riscos de medicalização excessiva.
O papel do diagnóstico e do tratamento psiquiátrico e suas limitações.
Intersecções e tensões entre psiquiatria e psicologia.
Reflexões sobre reforma psiquiátrica, psiquiatria crítica e antipsiquiatria.
Na real, podemos abordar praticamente qualquer tópico, não sei de tudo, mas não tenho problema nenhum em reconhecer quando algo está fora do meu domínio. No entanto, para manter o espaço saudável e produtivo, vamos evitar:
Dúvidas médicas específicas.
Questões pessoais ou sobre pacientes.
Perguntas rasteiras, puramente provocativas (bait), ataques pessoais ou qualquer comportamento que não contribua para um debate legal.
Questões que violem outras regras do subreddit.
Vamos conversar!