Psicologia não funciona e pacientes se comportam como em uma SEITA?

Conheço 4 pessoas muito próximas, que ficam recomendando terapia para mim e para quase todas pessoas que elas conhecem.

Dizem que ''todo mundo precisa de terapia''. Porém, notei um CERTO PADRÃO. TODAS AS QUATRO fazem terapia há cerca de 10 ANOS (conheço 3 delas antes de começarem a fazer terapia, 1 quando conheci já fazia).

NENHUMA MELHORA nos problemas que visavam tratar na terapia. Pelo contrário, 3 delas começaram, aos poucos, a tomar remédios tarja preta também e hoje são claramente dependentes (não sabem ou não admitem) e pioraram no que buscavam tratar. 1 delas continua 100% idêntica há 10 anos atrás, sem piora, mas sem nenhuma melhora na questão que tenta tratar.

Por vezes ao debater temas dos mais distintos, noto que elas falam ideias que claramente NÃO SÃO delas, mas mera reprodução do que o psicólogo diz (normalmente coisas rasas e fora da realidade). E repetem o mantra ''todo mundo precisa de terapia'', seguido a tentativas de DIAGNOSTICAR EU E PRATICAMENTE TODO MUNDO AO REDOR. Como se fosse pra pessoa fazer ''parte'' daquilo. Também não percebem que toda a terapia que fizeram não teve nenhum resultado positivo/prático.

Pergunto: Se você faz um tratamento há 10 anos e ele NÃO FUNCIONOU EM NADA, mas você jura que sim, permanece idêntico e/ou piorou sua saúde mental, e mesmo assim acredita que todo mundo tem alguma doença ou algo a ser tratado na terapia ''porque sim'', isso mais parece uma SEITA do que qualquer coisa? Quem está sendo responsável por isso, os psicólogos ou influência das redes sociais, mídia ou a sociedade em si?