A dependência emocional em um relacionamento abusivo

Há um tempo relatei brevemente o que eu passei recentemente dentro de um relacionamento caótico. A maioria das pessoas que leram e sabem da minha jornada dizem que foi um grande livramento e que eu deveria agradecer a Deus por isso. Realmente, infelizmente, tenho que concordar.

Ao mesmo tempo que o lado racional sabe das condições terríveis, atos que aceitei e me auto sabotei, o outro que é emocional, traz a tona todo o sentimento e uma breve esperança de que tudo pode mudar.

Me sinto extremamente idiota ao saber que em pleno quase 30 anos nas costas me deixei levar por uma dependência emocional e que isso tem consumido minha mente dia após dia. Hoje tivemos uma briga e meu psicológico grita pedindo para eu parar!

Ontem fui no barzinho com uma amiga e fizemos um vídeo brincando, dizendo que estávamos fazendo uma aposta de eu ir para o Carnaval com o top de sereia, porém, jamais teria coragem e inclusive o vídeo estava apenas na nossa conversa. Ele pegou meu celular hoje cedo achando que eu tinha aprontado no bar, viu o vídeo e virou o cão, falando que eu não tenho postura, me xingou de vagab...

Ou seja, citei uma das situações complicadas que eu passo e MESMO ASSIM, meu cérebro custa assimilar os fatos e entender que acabou, que não me respeita e não quer mudar.

Não sei o que fazer... não sei como me livrar da dependência emocional!