Não faz sentido hatear a Nintendo em pleno 2025

Sempre vi muito hate contra a Nintendo no Brasil desde que comecei a frequentar a internet, e durante a maior parte desse tempo, sempre achei tudo válido.

Esses malditos sempre praticaram preços absurdos, tiveram políticas anti-consumidor, decisões completamente sem sentido (quem lembra de quando eles davam flag em quem postava gameplay?), fazem caça as bruxas contra emuladores e pirataria enquanto não disponibilizam os jogos oficialmente, demoraram décadas para começar a traduzir os jogos para PT-BR, entre muitas outras coisas.

Hoje em dia eles melhoraram muito em alguns aspectos, continuam ruins em outros, mas sinto que eles continuam recebendo o mesmo hate de antes. Postar algo como "Pirateie Nintendo, gostoso demais" é um farm fácil de karma em vários subs.

Eu não acho esse hate justo hoje em dia por um simples motivo: Sony e Microsoft atualmente são tão ruins quanto, ou até piores, que a própria Nintendo, e não chegam nem perto de receber o mesmo ódio.

Nos últimos tempos a Microsoft tem se esforçado para transformar o Xbox em um peso de papel inútil. Simplesmente não existe vantagem em comprar um Xbox em 2025, não me surpreenderia se eles cancelassem a próxima geração de consoles e virassem apenas uma publisher. Conseguiram cagar com os dois lançamentos mais aguardados deles dos últimos tempos (Halo Infinite e Starfield) e Avowed deve ser a próxima bomba.

E o que falar da Sony, investindo bilhões e gastando anos de desenvolvimento em jogos como serviço que ninguém pediu, e depois cancelando tudo ao ver o desastre que foi Concord? O quão desconectados da realidade esses executivos devem ser pra achar que aquela bomba seria um sucesso? PS5 é disparado a geração mais fraca deles em questão de exclusivos, ficam lançando remasterizações completamente desnecessárias enquanto Bloodborne ainda roda a 30fps.

Ambas as empresas lotaram os estúdios com gente que tá mais preocupada em militar do que fazer jogo bom, e isso está refletindo demais na qualidade dos produtos deles. A Nintendo pelo menos ainda preza em colocar gente competente pra trabalhar nos jogos e enquanto as outras tão fechando estúdio a rodo e fazendo onda de demissões, eles estão lá acumulando funcionários com décadas de casa e felizes da vida.

Não estou dizendo que a Nintendo não merece o hate, ela merece sim, e muito. Mas hoje em dia, eles não são piores do que a Sony e a Microsoft. As três merecem ser odiadas igualmente e seria lindo se os CEOs delas encontrassem com um Luigi da vida.

Apenas isso, boa jogatina a todos!